Gamifying: Desafios entre nós

A incorporação da gamificação nas sessões de educação física está crescendo, sobretudo, pelo grande número de efeitos positivos a que está associada.

Diante dessa realidade, e tomando a gamificação como um modelo pedagógico emergente, encontramos experiências inovadoras como a que apresentamos, baseada no videogame online Among Us. A versão original deste jogo tem dois personagens principais, a tripulação e os impostores, que estão dentro de uma nave espacial. Para vencer o jogo, a tripulação tem que superar diferentes missões dentro da nave e descobrir quem são os impostores. Por sua vez, os impostores têm que matar a tripulação e impedi-los de superar as missões.

No caso desta experiência, os alunos são apresentados ao desafio de alcançar o planeta Entre Nós através da superação de um conjunto de desafios localizados em diferentes etapas. Junto com esse objetivo, as equipes também devem descobrir quem é o impostor do jogo (um professor do centro). Para fazer isso, os alunos devem coletar as pistas que estão escondidas nos diferentes estágios.

Não perca este interessante artigo em que as características mais relevantes de “A conquista do Planeta Entre Nós” são detalhadas, gamificação projetada e aplicada em um centro de ensino médio através do qual os hábitos alimentares são desenvolvidos juntamente com o aprendizado e a prática de carreiras de orientação como atividades físico-recreativas no ambiente natural. Você pode descobrir a experiência completa aqui.

Ta077t